quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sobre os COMANDOS DE QUESTÃO

Não é raro encontrarmos colegas insatisfeitos com as respostas que os alunos geralmente apresentam a determinadas questões propostas pelo professor. De igual modo, é comum ouvirmos dos nossos alunos que não conseguiram entender, exatamente, aquilo que pedíamos em determinada questão.
Pois bem, parece-me que se encontra, aí, um nó que precisa ser desatado no que diz respeito à formulação de atividades.
A meu ver, as atividades propostas pelo professor podem e devem se tornar um momento privilegiado para a produção escrita, à medida que as questões passem a demandar, do aluno, a necessidade de se ativar conhecimentos para responder às questões.
Se, por exemplo, o professor insiste em utilizar COMANDOS de questão (ou perguntas) muito restritos, quase lacônicos, como por que? qual? O que você acha? etc, etc... corre -se o risco de o aluno, também, responder laconicamente. Se, por outro lado, os COMANDOS são bem formulados, contendo o trecho a que se refere a questão, clareza no que está sendo pedido (nem sempre o que é óbvio pra nós, o é para o outro), utilizando-se verbos que levem o aluno a formular suas respostas, discursivamente, ao invés de apenas reproduzí-las, certamente, os exercícios estarão contribuindo, sobremaneira, para a produção escrita dos alunos.

Nessa ótica, poderíamos substituir, por exemplo, o enunciado "O que a imagem tem a ver com o texto lido?" por RELACIONE a imagem com o texto lido, APONTANDO as características que os dois têm em comum.

Ao optar por enunciados e comandos de questão como o acima descrito, está-se fomentando os momentos de produção escrita em sala, ao mesmo tempo em que se está ajudando os alunos a expandirem o vocabulário.

Em seguida, listo uma série de verbos que talvez possa contribuir para esses momentos em sala. Alguns professores optam por entregar aos alunos a lista de comandos, outros preferem ir discutindo-os a medida que são utilizados (esse é o meu caso). Espero que seja útil!

Sugere-se que ao se utilizar esses verbos nos comandos de questão, eles sejam grafados em letra maiúscula para que o aluno atente para o que está sendo pedido.

Analisar - Examinar cada parte de um todo, buscando sentido direto.

Apontar - Destacar um ou mais elementos de forma objetiva.

Aplicar - Colocar em pratica, adaptar.

Argumentar - Raciocinar, raciocínio pelo qual se tira uma conseqüência.

Associar - Unir ideias buscando pontos em comuns.

Avaliar - Determinar o valor de, apreciar o merecimento de.

Caracterizar - Destacar os elementos principais ou distintivos.

Citar - Transcrever, copiar, reproduzir, mencionar.

Comentar - Desenvolver um raciocínio próprio.

Comparar - Apresentar semelhanças e diferenças.

Conceituar - Definir, formular uma ideia.

Concluir - Terminar, acabar, deduzir.

Contrapor - Apresentar uma ideia contraria.

Construir - Juntar diferentes elementos para formar um todo, dar estrutura.

Criar - Dar existência, transformar, originar, desenvolver, produzir, gerar.

Criticar - Dar opinião pessoal. Tomar posição, a favor ou contra.

Deduzir - Expor com minúcia, concluir, diminuir.

Definir· Dar o significado exato.

Demonstrar - Apresentar provas.

Delimitar - Dizer onde começa e onde acaba.

Descrever - Expor com minúcia.

Destacar - Fazer sobressair, distinguir.

Determinar - Estabelecer, indicar elementos com precisão, decidir.

Diferenciar - Fazer comparações buscando divergências, diferenças entre si.

Discutir - Debater, buscar reflexões e observações.

Discursar - Relatar, expor um assunto.

Dissertar - Fazer reflexões de modo amplo abordando fatos e opiniões.

Distinguir - Mostrar as diferenças.

Elaborar - Construir, preparar, organizar uma ideia.

Enumerar - Enunciar ou expor uma por uma as partes de um todo relatar.

Estabelecer - Determinar, comparar com mais precisão.

Exemplificar - Explicar, citar, mencionar em forma de exemplo.

Explicar - Estabelecer uma causa, detalhando-a, fazer compreender.

Identificar - Dizer o que é, mostrar o que é.

Indicar - Designar uma coisa. uma pessoa ou uma ideia.

Inferir - Deduzir pelo raciocínio, concluir.

Interpretar - Tomar claro o sentido de reproduzir o pensamento, estabelecer o sentido.Justificar - Dizer por que motivo.

Provar - Demonstrar, justificar, fazer conhecer.

Reescrever - Escrever de novo.

Relacionar - Estabelecer ligações.

Reorganizar - Melhorar, reestruturar, reformar, reconstruir.

Resumir - Exposição das idéias principais, características gerais de algo.

Seriar - Fazer a classificação de dispor em series, enumerar, listar.

Sintetizar - Resumir, tomar sintético.

Sublinhar - Grifar.

Transcrever - Copiar.

Transferir - Mudar de lugar ou de situação, adiar, transmitir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário